Museologia UFMG: Levantamento BH e SP

As primeiras cidades selecionadas pelo projeto foram mapeadas pelos alunos das disciplinas “Bibliotecas, Arquivos e Museus Digitais” (Belo Horizonte) e “Informática para Ciência da Informação” (São Paulo) do Curso de Museologia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG).

Em um dos trabalhos destas disciplinas, os alunos aprenderam a publicar posts no blog do WordPress.org. O WordPress é um software gratuito de código aberto, responsável por cerca de 30% de todos os sites da Internet! Alguns dos melhores museus do mundo possuem sites desenvolvidos em WordPress, como o blog do British Museum e o website da Fundação Guggenheim.

Como estudo de caso para suas publicações, cada aluno ficou responsável por investigar um site de museu das cidades inicialmente escolhidas. A listagem foi extraída das instituições cadastradas no banco de dados do Museus BR do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), sendo complementada quando pertinente.

Com este projeto, ao mesmo tempo em que aprendem, os alunos do curso de Museologia da UFMG também estão contribuindo para o avanço das pesquisas em museus. É o ensino, a pesquisa e a extensão caminhando juntos para construir o conhecimento!

Ana Cecília Rocha Veiga

Professora do Curso de Museologia da UFMG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *